terça-feira, 23 de agosto de 2011

REDES SOCIAIS NA INTERNET

Elementos das redes sociais na internet:
O primeiro elemento que compõe as redes sociais na internet são os atores. Os atores são as pessoas que constituem as interações e os laços sociais por meio dessas redes. O entanto como as redes de internet são marcadas por um distanciamento entre os envolvidos os atores se apresentam por meio de representações. Dessa forma os espaços de comunicação pela internet constroem uma representação pessoal e coletiva dos atores envolvidos na rede.  Mas paginas individuais os atores se apresentam por meio de sua caracterização e também de suas idéias e opiniões da mesma forma com o espaço coletivo, como por exemplo, sites que apresentam entidades e grupos.
Essa representação individual é necessária, pois a partir disso os atores são percebidos pelos outros e assim se forma a rede de relações. Os autores citam o Orkut como um exemplo dessa caracterização dos atores. Cada pessoa possui uma pagina individual onde expressão seus gostos, paixões, idéias ao mesmo tempo que ao aderirem as comunidades expressam uma identidade coletiva. Através dessas representações individuais e coletivas é que se constroem as redes de relações.
Outro elemento fundamental para as redes na internet são as conexões. As conexões se constituem nos laços sociais, na interação e das relações construídos entre os atores.  A interação como a própria palavra revela é uma ação conjunta, uma ação de um ator com Outro(s), a interação como chama atenção o texto é um “processo comunicacional”. Os autores destacam que a interação mediada pelo computador pode acontecer de duas formas básicas: Sincrona – comunicação em tempo real e; Assicrona quando a resposta não é imediata, como o e-mail por exemplo.
O conjunto e a diversidade de interações na internet possibilitam a geração de relações sociais que segundo o texto, geram laços sociais. As relações sociais envolvem varias interações e por diversos meios. É importante destacar que as relações também são compostas por interações conflituosas e que podem gerar rompimentos de laços sociais.
Outro aspecto das relações estabelecidas pela internet é o distanciamento que possibilita em alguns casos maior liberdade ao atores pois não associa sua personalidade com o seu físico, isso facilita inclusive iniciar e desfazer relações. A intensidade dos laços sociais estabelecidos entre os atores pode ser identificada pelo tempo das interações e relações, pela intimidade e pela proximidade, presente especialmente nas mensagens trocadas. 
Outra dimensão das conexões é o capital social, é relacionada com a importância e o valor das interações para cada ator, esta relacionada também a intensidade da interação e com um sentimento moral de manter laços sociais.
O capitulo quatro do livro redes sociais de internet nos remete que as redes sociais dependem muito dos atores que usufruem destas ferramentas que são os sites de relacionamento. Estas redes sociais podem ser denominadas emergentes e redes de filiação ou de associação, que dependendo de como será analisada determinada rede podem ser encontradas as duas denominações, porém com aspectos diferentes.
As redes emergentes segundo a autora têm este nome por ser uma rede que é constantemente construída e reconstruída, a partir de comentários de atores sociais em um determinado weblog ou fotolog. Estas interações são através de medições realizadas pelo computador. Percebesse estas redes com grande vigor nos sites de relacionamento, a exemplo do Orkut, onde há o caderno de recados, e possibilita interagir através de comentários, centradas no na interação mutua entre os atores sociais.
Esse tipo de interação, no inicio, cria laços sociais que ao decorrer dos tempos podem ir se consolidando, gerando laços mais fortes. Normalmente, de acordo com Recuelo, estas redes sociais são pequenas, pois dependem de tempo disponível para interação com os outros atores sociais de sua rede de ralação. Essas redes são mantidas pelo interesse dos atores em fazer amigos e dividir suporte social, onde esse capital é o principal investimento desses atores, podendo com a consolidação destas redes sociais outros tipos de capital ir surgindo.
As redes de filiação ou redes associativas, é um conjunto de atores que se unem por terem proximidade a determinado assunto, a exemplo de uma comunidade do Orkut, onde diversas pessoas gostam de um assunto, e a partir daí discutem sobre o tema, ou uma determinada lista de atores que seguem determinada pessoa no Twitter. De acordo com a autora: “Este tipo de rede é chamada de rede de dois modos, porque são medidas duas variáveis: além dos atores-indivíduos são observados os eventos.”
As interações das redes de filiação não são do tipo mutuo, pois uma vez adicionado um individuo, ele ali permanece independentemente da interação para manter o laço social. Segundo Recuelo essas redes podem ser muito grandes, muito maiores que as redes socais off line, justamente porque manter os laços ali estabelecidos não tem custo para os atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário